Dia Nacional do Café: Pátio Metrô São Bento promove tour gratuito pelo centro de SP contando a história do café no Brasil

O tour percorre o Triângulo Histórico no Centro de São Paulo, destacando antigos pontos de encontro da elite paulistana, como cafeterias e restaurantes, e lugares históricos como a Praça Antônio Prado, o Pátio do Colégio e o Largo do Café; confira!

No dia 24 de maio é comemorado o Dia Nacional do Café, um dos principais símbolos da história, cultura e desenvolvimento do Brasil. Desde o início das grandes plantações cafeeiras, o café tem desempenhado um papel fundamental na economia e sociedade brasileira.

Hoje, o querido “cafezinho brasileiro” é uma presença constante na rotina de todos. Atualmente, mais de 1,8 milhão de hectares no Brasil são dedicados ao cultivo do café, refletindo a contínua relevância deste produto no cenário nacional.

Para celebrar esta data especial, o Pátio Metrô São Bento, em parceria com o grupo Caminhos do Triângulo, anuncia o “Tour Guiado — Café e Cafeterias”. O passeio gratuito oferece uma imersão nas transformações sociais, econômicas e culturais que ocorreram na sociedade paulistana nos séculos XIX e XX, durante o período da expansão cafeeira no Brasil. E serão abordadas temáticas como a Belle Epóque paulista, Barões do Café, Famílias de Cafeicultores, História do Café no Brasil e Imigração.

O tour acontecerá no sábado, dia 25 de maio, e percorrerá lugares históricos da capital, como a Praça Antônio Prado, o Pátio do Colégio e o Largo do Café. Com saída marcada às 11h, a retirada de senhas começa a partir das 10h30 na Praça da Colmeia, dentro da Estação São Bento do Metrô.

Seu rico itinerário percorre o Triângulo Histórico, no Centro de São Paulo, passando pelas principais ruas e locais significativos da época. Os participantes terão a oportunidade de conhecer antigos pontos de encontro da elite paulistana, como cafeterias e restaurantes que foram palco de discussões políticas, reuniões intelectuais e inspirações artísticas.

Detalhes do roteiro: Café Girondino/ Praça Antônio Prado/ Rua XV de Novembro/ Pátio do Colégio/ Praça Patriarca/ Largo do Café e Pátio Metrô São Bento.

Serviço:

Tour Guiado — Café e Cafeterias
Ponto de encontro:
 Praça da Colmeia — Pátio Metrô São Bento
Dia: Sábado, 25 de maio
Preço: Grátis
Horário: Saída às 11h, retirada de senhas às 10h30

Crédito texto: #TODOSPELOCENTRO

Crédito imagem: Freepik