Com o tema “Histórias e Canções”, 13ª Semana da Leitura celebra a união da literatura e da música em São Paulo

Mais de 1200 crianças participaram da abertura do evento, que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo nesta quinta-feira, 16 de maio

Foi nesta quinta-feira, dia 16 de maio, a abertura oficial da 13ª Semana da Leitura de São Paulo, um evento gratuito, instituído pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador professor Eliseu Gabriel, que já faz parte do Calendário Oficial de Eventos da cidade.

Na mesa de abertura, além do vereador, estavam o Secretário Executivo da Secretaria Municipal de Educação (SME), Edenilson Almeida; Dika Vidal, Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência do Município de São Paulo e a Coordenadora do Sistema Municipal de Bibliotecas, Raquel Oliveira.

Com o objetivo de estimular o hábito da leitura conectando educação e arte, nesta edição, mais de 1200 alunos das escolas municipais, com idades entre 12 e 14 anos, participaram de atividades culturais no Theatro Municipal de São Paulo, como protagonistas do evento, no coral e em apresentações teatrais.

O evento também contou com a presença de educadores e professores da rede pública de ensino. E o vereador Eliseu Gabriel destacou a importância da Semana da Leitura ao longo de suas 13 edições, colaborando para potencializar o impacto positivo da marca em todas as cidades onde já atuam.

“A Semana da Leitura é fundamental para reforçar a presença da leitura e dos estudos no cotidiano das pessoas. É muito bonito ver o envolvimento das crianças e de todos os professores. Este evento celebra a educação e a cultura, proporcionando momentos inesquecíveis que inspiram nossas futuras gerações”, afirma Eliseu Gabriel.

Entre os destaques da cerimônia, o escritor Marco Haurelio subiu ao palco acompanhado do grupo Balaiode2 e fizeram uma performance. Já a professora Ana Gilda Leocadio, que faz parte da frente literária Literatura Negro-brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil (Linebeiju), destacou que estava pisando no Theatro pelo Municipal pela primeira vez, encantando o público com seu depoimento. A banda Pollo também se apresentou, e com a canção “Vagalumes” encerrou as atividades.

“A minha criança interior está feliz de ver outras crianças felizes, uma oportunidade que eu não tive, mas eu as vendo aqui esses corpos pretos e pretas, eu fico muito feliz e posso dividir isso com a minha mãe de 92 anos, eu estou muito emocionada, as crianças pretas precisam de espaços assim para se sentirem inseridas.” ressalta a professora Ana Gilda.

O evento também contou com a apresentação do Coral Sabiá, composto por 40 crianças da EMEF Professor Fernando de Azevedo. Sob a regência da professora Elaine Jacó, o coral emocionou o público e comemorou os 50 anos da escola.

“Quando recebemos o convite ficamos muito felizes, pois o Theatro é a casa mais importante de São Paulo, foram dois meses de preparo e nós estávamos em contagem regressiva, e decidimos contar um pouco da história do coral que comemora 10 anos e da nossa Emef Fernando de Azevedo que comemora 50 anos.” relata a professora e regente Elaine Jacó.

“É a minha primeira vez no Theatro de São Paulo e vindo de uma escola pública é um momento muito emocionante e especial, as escolas não investem em projetos que fazem a diferença na vida dos alunos e a minha escola está fazendo essa diferença de nos ajudar chegar a lugares que talvez muitas escolas não conseguem.” relata a aluna e componente do Coral Sabiá, Livia Miranda, 14 anos.

As atividades da Semana da Cultura continuam até o dia 24 de maio, com eventos tanto online quanto presenciais espalhados por diversos pontos da cidade. Acompanhe a programação completa da 13ª Semana de Incentivo ao Estudo e à Leitura, que acontece a partir do dia 16/05/2024 a 24/05/2024, na cidade de São Paulo e online.

Crédito texto: #TODOSPELOCENTRO

Crédito imagem: #TODOSPELOCENTRO