Prefeitura sedia congressos internacionais e promove a 3ª edição da Virada de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Capital será palco de encontros da agenda do G20, congresso mundial de sustentabilidade e o maior evento em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre outros eventos

A Prefeitura vai sediar, entre os dias 17 e 23 de junho, o “Fórum Urbano de São Paulo”, uma agenda de grandes eventos internacionais, entre eles a Cúpula de Prefeitos do Urban20; a Reunião do Conselho Executivo de Metrópolis; o Congresso Mundial do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade; a Reunião do Conselho de Mercocidades e a Virada ODS. A semana de encontros deve fortalecer as relações bilaterais e multilaterais entre cidades globais, promover parcerias e investimentos, além de possibilitar importantes trocas de experiências e cooperações para elaboração de políticas públicas centradas no desenvolvimento das cidades.

A semana de eventos, promovida por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI), também tem o papel de promover debates e ações de conscientização popular sobre temas como sustentabilidade, economia e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).  O destaque é para a Virada ODS, já em sua terceira edição, e considerada pela Organização das Nações Unidas (ONU) a maior ação pública local de conscientização e engajamento em prol da Agenda 2030. O fórum busca mobilizar a sociedade em torno dos ODS através de serviços de atendimento à população, feira de expositores, atividades infantis, intervenções artísticas e shows. Confira a agenda oficial do Fórum Urbano de São Paulo:

17 e 18 de Junho: Cúpula do Urban 20

A cúpula do Urban 20 é um grupo de engajamento do Grupo dos 20 (G20), um fórum internacional de alto nível para cooperação econômica formado pelos Chefes de Estado, ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias mundiais + União Europeia, e presidido pelo Brasil em 2024. O evento reunirá os prefeitos de 38 cidades para promover a diplomacia urbana entre cidades de países que participam do G20 para discutir, planejar ações e realizar trocas de experiências e boas práticas, além de favorecer novos negócios e a cooperação internacional entre os municípios.

O encontro é o momento em que as autoridades de alto nível se encontram para discutir o comunicado e demais mensagens das cidades para seus governos, e reforça o papel de governos locais como líderes econômicos e políticos mundiais.

18 a 20 de junho: Reunião do Conselho Administrativo de Metropolis

A Associação Mundial das Grandes Metrópoles (Metropolis) reunirá seu Conselho Administrativo na cidade de São Paulo, que exerce mandato no órgão diretivo desde 2020, e é vice-presidente regional para a América Latina e o Caribe no período 2024-2026. Dos 151 governos locais de áreas metropolitanas da associação mundial, 35 são eleitas para formar o Conselho, que é responsável pelo planejamento estratégico e tomada de decisões da rede. Vinculada à rede Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) e com sede em Barcelona, Metropolis tem o objetivo de criar alianças entre governos metropolitanos para discutir temas comuns às grandes regiões urbanas do mundo.

Além de agendas estatutárias, a reunião do Conselho terá visitas técnicas a boas práticas de São Paulo no campo da habitação, tema central do evento que buscará discutir desafios e soluções globais para oferecer moradia digna e acessível em grandes centros urbanos. Prefeitos, prefeitas e demais representantes vão trocar experiências no tema “Em casa na metrópole: proporcionando habitação decente e acessível”.

18 a 21 de junho: Congresso Mundial do ICLEI

A cada três anos, a rede internacional ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) promove o Congresso Mundial da rede com a finalidade de apresentar o avanço das cidades e regiões associadas em relação ao desenvolvimento urbano sustentável. O evento internacional conecta governos locais e regionais com seus pares e parceiros estratégicos, além de fornecer uma plataforma de discussões para informar e aprimorar seus trabalhos. A programação conta com diálogos estratégicos de alto-nível, bem como visitas técnicas, workshops e múltiplas oportunidades de networking.

A Cidade de São Paulo sediará o Congresso Mundial do ICLEI em 2024, a ser realizado no Pavilhão das Culturas Brasileiras (PACUBRA) no Parque Ibirapuera.

21 e 22 de junho: Reunião do Conselho de Mercocidades

Encontro do órgão superior de administração e alta direção de primeira instância da rede, que é composta por até oito cidades-membro de cada país membro do MERCOSUL e da UNASUL.

A reunião acontecerá no Inspira Sampa, e, como parte de sua programação, apresentará agendas em conjunto com a Virada ODS, fortalecendo a proposta de criação do Dia Regional de Ação pelos ODS. Esta iniciativa visa a internacionalização de uma política pública da Cidade de São Paulo, a Virada ODS, promovendo a troca e o fortalecimento de boas práticas, e a municipalização da Agenda 2030 nas cidades-membro da rede.

22 e 23 de junho: Virada ODS

Em sua 3ª edição a Virada ODS é um evento intersecretarial realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI). Seu intuito é engajar a população através de ações em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Com feira de expositores, serviços à população, Hackaton, shows e intervenções artísticas, é a primeira e maior programação no mundo voltada para o tema em nível municipal.

Desde a sua primeira edição, o evento teve um notável aumento da participação popular, atingindo mais de 11 mil pessoas em 2023. Para 2024, a Prefeitura espera alcançar números ainda maiores de público, aproximando cada vez mais a população dos ODS. O evento acontecerá na Praça das Artes e no Vale do Anhangabaú.

Crédito: Site #TODOSPELOCENTRO

Imagem: Freepik