Roubos caem 61% e vão ao menor índice em 1 semana no centro de São Paulo

Os bairros dos Campos Elíseos e Santa Cecília, que compreendem o fluxo de cenas abertas de uso de drogas na área central de São Paulo, registraram o menor índice de roubos em uma semana desde o início do monitoramento iniciado pelo Governo de São Paulo há um ano, por meio da Secretaria da Segurança Pública. […]

Policia-geral

Os bairros dos Campos Elíseos e Santa Cecília, que compreendem o fluxo de cenas abertas de uso de drogas na área central de São Paulo, registraram o menor índice de roubos em uma semana desde o início do monitoramento iniciado pelo Governo de São Paulo há um ano, por meio da Secretaria da Segurança Pública.

No levantamento feito entre os dias 15 e 21 de abril, houve uma queda de 61% em comparação ao mesmo período do ano passado. O menor índice de roubos em uma única semana havia sido registrado também neste mês, entre os dias 1º e 7 de abril, e também entre os dias 19 e 25 de fevereiro deste ano.

Já os furtos tiveram queda de 23% na região, com base nas ocorrências registradas entre 15 e 21 de abril. A redução ainda é mais expressiva e vai a 47% na comparação aos registros do período em 2022.

Desde o início do monitoramento semanal na gestão do governador Tarcísio de Freitas, os crimes patrimoniais nos Campos Elíseos e Santa Cecília têm tendência de queda. Entre as medidas implementadas pelo Governo do Estado, estão o reforço do patrulhamento ostensivo com mais de 400 policiais militares nas ruas e outros 700 agentes para a atividade delegada em parceria com a Prefeitura de São Paulo.

A Secretaria de Segurança Pública também vem promovendo sucessivas operações das Polícias Civil e Militar para combater o tráfico de drogas e prender criminosos que atuam no fluxo de cenas de uso. No primeiro bimestre de 2024, foram 599 prisões, 19% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Houve ainda apreensão de 82 quilos de drogas em janeiro e fevereiro, em total seis vezes maior que o do primeiro bimestre de 2023.

O investimento do Governo de São Paulo em tecnologia e sistemas de inteligência também foi ampliado para aumentar a capacidade policial de monitoramento e pronta resposta às ocorrências criminais.

Além disso, a gestão estadual inaugurou três novas companhias da PM no centro da capital. Uma delas é a sede própria da 3ª Companhia da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), do 7º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), no bairro da Aclimação.