Encontro apresenta estudos para requalificação do entorno do Mercadão

Evento acontece na próxima segunda-feira (27), a partir das 19h, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo

No dia 27 de maio, das 19h às 21h, ocorre o lançamento da publicação com os resultados do Concurso de Requalificação Urbana para o entorno do Mercado Municipal Paulistano, na sede do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo. A ocasião também marca o início da nova etapa para a consolidação do Plano de Intervenção Urbana da área envoltória ao Mercadão.

O evento contará com a participação de todos os parceiros envolvidos no processo: Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento São Paulo, Escola da Cidade, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), Secretaria de Urbanismo e Licenciamento da Prefeitura Municipal de São Paulo (SMUL / PMSP), Instituto Sociocultural Brasil China – Ibrachina, Associação Paulista dos Empreendedores do Circuito das Compras (APECC), SESC – Serviço Social do Comércio, #TodosPeloCentro e Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo, além das duas equipes premiadas, Marê Arquitetura e Plural Lab.

O concurso, que teve como objetivo central a estruturação de um debate público qualificado, foi mediado pelo meio técnico – arquitetos e urbanistas – na consolidação de um conjunto de contribuições efetivas para os processos de transformação da área envoltória ao Mercado Municipal de São Paulo, estabelecendo-se como baliza pública das futuras intervenções.

O projeto realizou uma série de atividades preparatórias, que articularam um conjunto de informações oficiais, conhecimento acadêmico e reflexões públicas para a construção de um arcabouço referencial, que serviu de base para as reflexões.

Entre as ações preparatórias o grupo promoveu um workshop etnográfico, um diagnóstico socioterritorial da área de intervenção, um seminário intitulado o Mercado da Cidade – ciclo de palestras aberto ao público – com intuito de trazer à discussão pública a referência simbólica, comercial e urbanística do Mercado Municipal de São Paulo e; uma série de eventos preparatórios contando com a participação do IAB, Escola da Cidade, SMUL, Smart City Council e Ibrachina.

Como forma de fechamento e consolidação do concurso, foram documentadas todas as etapas deste processo, garantindo sua ampla divulgação, além de seus resultados, que encontram-se disponíveis em uma plataforma digital: concursoentornomercadaosp.org.br, juntamente com a publicação de um livro.

Em continuidade ao processo iniciado, em junho de 2024 terá início a nova etapa de consolidação do Plano de Intervenção Urbana da área envoltória ao Mercado, a ser realizado a partir de uma Extensão Universitária conduzida pelas instituições acadêmicas organizadoras do concurso: Escola da Cidade e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, juntamente com as equipes premiadas no Concurso.

Nesta etapa, os estudos deverão retomar a discussão iniciada na etapa anterior, buscando responder a um universo mais amplo de agentes e atores – envolvidos e/ou impactados pelas transformações previstas – tratando de incorporar, e conciliar interesses da sociedade civil, públicos e privados.

Site do Concurso: concursoentornomercadaosp.org.br

Texto crédito: #SITETODOSPELOCENTRO

Imagem crédito: #SITETODOSPELOCENTRO