Comédia musical Memórias Póstumas de Brás Cubas tem apresentação gratuita no Centro Cultural Olido

Adaptação da obra homônima de Machado de Assis rendeu ao intérprete Marcos Damigo indicações aos prêmios APCA e Aplauso Brasil

A comédia musical Memórias Póstumas de Brás Cubas, interpretada por Marcos Damigo, voltou ao cartaz em São Paulo em circulação por teatros municipais, em novembro, com ingressos gratuitos. No Centro Cultural Olido a sessão ocorre no dia 16/11, sábado, às 19h. Na sequência, a montagem segue para o Teatro Alfredo Mesquita, dia 20/11, quarta, às 21h, Teatro Cacilda Becker, no dia 27/11, quarta, às 21h, e Teatro Flávio Império, no dia 30/11, sábado, às 20h).

Adaptado pela diretora Regina Galdino, o texto destaca a trajetória do anti-herói Brás Cubas, símbolo do homem burguês, sem escrúpulos e sem ética, que nos revela a continuidade de um comportamento oportunista que persiste no Brasil, desde o século XIX.

Brás Cubas, o “defunto autor”, se assume como tendo sido um aristocrata medíocre em vida, mas mesmo assim consegue, através do riso e da sedução, conquistar a empatia do público. Ele pertence a uma elite aventureira, dividida entre o desejo liberal e a prática escravocrata. A montagem traz uma visão moderna do romance baseada na carnavalização, salientando seu aspecto cômico-fantástico. A encenação realiza uma “conversa” entre quatro artes: o teatro, a literatura, a dança e a música.

Em um solo vibrante, Marcos Damigo vive um Brás Cubas bem-humorado, irreverente, egoísta e amoral. Com uma narrativa não linear e fiel à obra original, o personagem dialoga com a plateia, canta, dança, discorre sobre seus envolvimentos amorosos e episódios de sua vida enquanto passeia pelas agruras da sociedade de seu tempo. “A recepção do público sempre foi ótima: uma plateia muito jovem, evidentemente interessada pela obra por causa do vestibular, misturou-se a espectadores maduros, admiradores de Machado de Assis, e foi unânime o impacto causado pelo trabalho de Damigo, ator que está na plenitude do uso de seus recursos vocais e corporais para interpretar o imprevisível Brás Cubas, em cenas ora sérias, ora cômicas, ora fantásticas, ora musicais. Tanto na adaptação quanto na direção, minha concepção brechtiana – com destaque para os aspectos filosóficos da obra – exige do ator experiência, inteligência, despojamento e versatilidade, e Marcos Damigo está impressionante no papel do irônico defunto”, afirma Regina Galdino.

O monólogo traz à tona toda a atualidade deste livro genial de Machado de Assis, oferecendo ao público um olhar agudo sobre a sociedade brasileira do século XIX. A equipe conta com profissionais já conhecidos da cena paulistana: além de Damigo, que tem mais de 30 anos de experiência nos palcos, o diretor musical e arranjador Pedro Paulo Bogossian, que trabalhou as músicas originais da peça criadas por Mário Manga, do antológico Premeditando o Breque, e Fábio Namatame no figurino. Regina Galdino assinou e dirigiu, em 1998, uma montagem desta mesma adaptação, interpretada por Cássio Scapin, quando o espetáculo recebeu vários prêmios e elogios da crítica.

FICHA TÉCNICA – Direção e adaptação de texto: Regina Galdino. Elenco: Marcos Damigo. Música original: Mário Manga. Direção musical, arranjos e trilha sonora: Pedro Paulo Bogossian. Figurino: Fábio Namatame. Coreografia: Marcos Damigo. Consultoria de movimento: Roberto Alencar. Iluminação e cenografia: Regina Galdino. Execução cenográfica: Luis Rossi. Fotos: Alex Silva Jr.. Assessoria de imprensa: Verbena Comunicação. Realização: Oasis Empreendimentos Artísticos. Estreia oficial: 20/07/2017 (Teatro Eva Herz, SP).

Serviço

Espetáculo: Memórias Póstumas de Brás Cubas

Circulação: 6 a 30 de novembro de 2024

Duração: 85 min. Gênero: Comédia musical. Classificação: 14 anos.

Ingressos: Gratuito – Bilheterias: 1 hora antes do início das sessões.

Teatros com acessibilidade.

16/11 – Sábado, às 19h – Centro Cultural Olido

Avenida São João, 473 – Centro Histórico. SP/SP. 01035-000.

Tel.: (11) 2899-7370. Capacidade: 236 lugares. @ccolido.

20/11 – Quarta (feriado), às 21h – Teatro Alfredo Mesquita

Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana. SP/SP. 02012-010.

Tel.: (11) 2221-3657. Capacidade: 198 lugares. @teatroalfredomesquita.

27/11 – Quarta, às 21h – Teatro Cacilda Becker

Rua Tito, 295 – Lapa. SP/SP. 05051-000.

Tel.: (11) 3864-4513. Capacidade: 198 lugares. @teatrocacildabeckersp.

30/11 – Sábado, às 20h – Teatro Flávio Império

Rua Prof. Alves Pedroso, 600 – Cangaiba. SP/SP. 03721-010.

Tel.: (11) 098397-4515. Capacidade: 206 lugares. @teatroflavioimperio.

Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!