A região das cenas abertas de uso, que contempla os bairros Santa Cecília e Campos Elíseos, no Centro de São Paulo, registrou uma queda de 50% nos roubos nos primeiros cinco meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2023. A quantidade de ocorrências é a menor desde 2021. Furtos também tiveram uma redução de 32,6% entre janeiro e maio deste ano. As estratégias adotadas pelas forças de segurança têm mostrado aos infratores que o “Centro está menos atrativo para o crime”, afirma o delegado Jair Ortiz, da 1ª Delegacia Seccional, responsável pela área.
Monitoramento detalhado
No início da gestão, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) passou a fazer um monitoramento detalhado dos índices criminais nos bairros que concentram as cenas abertas de uso. O acompanhamento, aliado às estratégias e ao planejamento operacional das Polícias Civil e Militar, também auxiliou na redução dos índices criminais, aumentando a sensação de segurança da população.
Dentre as medidas implementadas para devolver o centro à população estão o investimento em tecnologia e sistema de inteligência, além do reforço de efetivo com mais 400 policiais militares alocados na região central. Há, ainda, 1,3 mil vagas disponibilizadas para PMs pela Atividade Delegada.
Resultados a médio e longo prazo
Para além das estratégias adotadas contra a criminalidade na região, a integração das Polícias Civil e Militar com a Guarda Civil colaborou para bons resultados. Ortiz afirma que nunca havia visto tanta união entre as forças de segurança para um objetivo.
“Queremos que as pessoas não sintam mais receio ao vir ao Centro e vamos trabalhar mais para isso. A médio e longo prazo, significa que novos pontos comerciais vão se abrir e, além do empreendedorismo, teremos vagas de emprego. O Centro vai voltar a ser um ponto turístico requisitado e, como resultado, haverá um aumento da receita do estado”, conclui Ortiz.
Crédito texto: Site #TODOSPELOCENTRO