A Prefeitura de São Paulo planeja modernizar o Terminal Parque Dom Pedro II para melhorar o conforto dos mais de 78 mil passageiros que circulam por lá diariamente.
Os investimentos previstos, estimados em 695 milhões de reais, incluem um novo terminal, a reorganização do viário da região, a requalificação de áreas verdes, além da promoção de eventos, atividades e ampliação da oferta de serviços para a população.
O projeto prevê o aumento da capacidade do terminal em 20%, facilitando o embarque e desembarque de quem usa o transporte coletivo. Com a modernização, o terminal será integrado à estação Pedro II do Metrô, ao Expresso Tiradentes e, futuramente, será conectado ao BRT da Radial Leste e ao VLT do Centro.
Promovendo um trânsito mais seguro e sustentável, a proposta prevê a reorganização do viário da região. É previsto o alargamento da Avenida do Exterior, a implantação de uma nova ponte do Carmo em substituição aos Viadutos Antônio Nakashima e 25 de Março, além de conexão com o futuro BRT da Radial Leste. São previstas calçadas largas, ciclovias, faixas azuis para motociclistas, faixas exclusivas de ônibus, além de compatibilização com o futuro VLT.
Ampliando a arborização do Centro, o projeto proporciona cerca de 100 mil m² de novas áreas verdes, além da requalificação de praças e implantação e reforma de quiosques, quadras esportivas, pistas de skate, mobiliário urbano. As novas áreas verdes, associadas a soluções de macrodrenagem, tornarão a região mais preparada para as mudanças climáticas.
A proposta promoverá a ativação de toda a região, potencializando o turismo, conectando diversos pontos de interesse da região, como o Mercado Municipal, o Museu Catavento, a Rua 25 de Março e o futuro Sesc. O novo Parque Dom Pedro II será o elo entre o Centro e a Zona Leste, gerando um novo espaço público emblemático e democrático, devolvendo a cidade para as pessoas, com ênfase no bem-estar, segurança, lazer e facilidade de acesso, 24 horas por dia.
O projeto será viabilizado por meio de uma Parceria Público-Privada, com prazo de 30 anos. O futuro parceiro também será responsável pelos serviços de limpeza, conservação, vigilância, manejo de áreas verdes e promoção de atividades gratuitas para a população. O acesso ao Novo Parque Dom Pedro II permanecerá gratuito e, como contrapartida, a empresa parceira poderá realizar atividades comerciais e eventos.
O edital está previsto para ser publicado ainda em 2024.