
O Governo do Estado de São Paulo realiza mostra da maquete do Novo Centro Administrativo, instalada no térreo do Palácio dos Bandeirantes. A peça, de grandes proporções e riqueza de detalhes, permite ao público visualizar o projeto que reunirá secretarias e órgãos estaduais em um mesmo complexo, ao mesmo tempo em que promove a requalificação do bairro dos Campos Elíseos, marco histórico da capital.
Instalada no Hall Nobre do Palácio dos Bandeirantes, a maquete pode ser observada em 360°, revelando a integração do projeto com áreas verdes, passarelas de conexão, espelhos d’água e fachadas ativas. A exposição reforça a dimensão arquitetônica, social e cultural do Novo Centro Administrativo, que prevê a criação de 38 mil empregos diretos e indiretos durante o período de obras.
“O Novo Centro Administrativo é um marco para São Paulo. A maquete mostra, em escala reduzida, como estamos construindo um projeto urbano que une eficiência da gestão pública, inclusão social e valorização do patrimônio histórico. A requalificação do centro de São Paulo é um sonho sendo realizado”, afirma Guilherme Afif Domingos, secretário de Projetos Estratégicos do Governo do Estado de São Paulo.
O projeto
O novo Centro Administrativo do Governo de São Paulo será construído na região dos Campos Elíseos, no centro da capital, com investimento de R$ 5,4 bilhões. O complexo terá 288 mil m², abrigando cerca de 22,7 mil servidores em sete edifícios e dez torres, além de teatro, auditórios, salas multiuso e espaços de convivência. Os térreos terão comércio, serviços e áreas públicas. O projeto inclui a restauração de 17 imóveis tombados e a ampliação da área verde do Parque Princesa Isabel em mais de 40%. A construção ocorrerá por meio de PPP, com início previsto para março de 2025 e conclusão entre 2028 e 2029.
Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO