Secretaria de Cultura e Economia Criativa da Prefeitura de São Paulo e Instituto Poiesis realizam apresentações artísticas gratuitas no centro de São Paulo

Equipamentos públicos da cidade de São Paulo recebem o projeto Fluxo SP, que conta com dança, música, contação de história, teatro e circo

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, em parceria com o Instituto Poiesis, dá continuidade às apresentações artísticas gratuitas do projeto Fluxo SP – Expressões em Movimento, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A programação inclui atrações de dança, teatro, circo, literatura e música em equipamentos culturais públicos espalhados pela cidade de São Paulo.

Entre os dias 04 e 07 de setembro, os grupos selecionados por meio de edital marcam presença nas regiões Norte, Leste, Oeste e Centro da capital paulista. Na quinta (4), a Zona Leste recebe espetáculo de circo para crianças e o centro da cidade conta com música que mistura dança e poesia, com IYÁLÓDES, já a sexta (5) começa o dia com contação de histórias com trilha sonora ao vivo. O sábado (6) conta com diferentes apresentações: o grupo Samba de Moça Só leva a representação das mulheres no samba para o Centro, que também conta com um espetáculo musical que valorizam a cultura de pessoas refugiadas no país, Sarau-show e mistura de Rap e Jazz na Zona Leste, Cantora Clara e apresentação de dança na Zona Oeste, e teatro infantil com história ancestral na Zona Norte.

O projeto Fluxo SP é uma iniciativa do Instituto Poiesis, por meio Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, viabilizada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), e abriu inscrições em junho de 2025 para selecionar artistas e coletivos que farão cerca de 700 apresentações artísticas gratuitas em Casas de Cultura, Centros Culturais, Bibliotecas e Teatros Municipais da capital até o final de 2025. O volume de inscrições artísticas foi expressivo – houve 2.492 inscrições para 700 vagas. As ações vão incluir múltiplas manifestações artísticas, ocupando equipamentos públicos, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade.

Confira a programação do período entre 04 e 07/09

MÚSICA
IYÁLÓDES
Quinta, 04/8, às 19h
Centro Cultural Olido (Centro)

Um espetáculo com multilinguagens que usa a música como linha condutora entre o corpo, o canto, a dança, a poesia e a oralidade. O repertório que apresenta um discurso ativista em prol do feminismo negro e cria diálogos com um público diverso.

Samba de Moça Só
Sábado, 06/9, às 15h
Centro Cultural Olido (Centro)

Samba de Moça Só é um projeto de visibilização de mulheres LGBTQIAPN+, com trajetórias a partir do encontro entre musicistas da cidade de São Paulo. Bruna Piccazio convida outras integrantes e a intenção é mostrar para o mundo que o samba também é feito por muitas mulheres.

Criolla – Viva La Música!
Sábado, 06/9, às 16h
Polo Cultural Chácara do Jockey (Centro)

O projeto Criolla tem a proposta de unificar culturalmente as nações representadas pela população criolla que hoje se encontram refugiadas aqui no Brasil, resgatando e mantendo viva uma cultura que foi desaparecendo desde as grandes diásporas. O projeto convida pessoas vindas de diversos países como Cuba, Chile, Venezuela, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Puerto Rico, entre outros.

Sobre FLUXO SP – EXPRESSÕES EM MOVIMENTO

Fluxo SP, projeto viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), é realizado por Instituto Poiesis, Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, Ministério da Cultura e Governo Federal. Até o final de 2025, o projeto promoverá 700 (setecentas) apresentações artísticas gratuitas, distribuídas por todas as regiões da cidade de São Paulo, com uma atuação consistente nos territórios periféricos e nas áreas com menor oferta cultural. As ações ocuparão equipamentos públicos como casas de cultura, centros culturais, teatros, bibliotecas e CEUs, fortalecendo a presença da arte no cotidiano da cidade. O Fluxo SP reúne uma ampla diversidade de expressões culturais e artísticas, contemplando as linguagens de Artes Visuais, Circo, Culturas Tradicionais, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!