Primeiro fim de semana de abril conta com shows, workshops, peças e mais 30 atividades gratuitas

25 equipamentos culturais da Prefeitura de São Paulo abrem suas portas com programações de manhã, tarde e noite; confira a programação completa

A Prefeitura de São Paulo leva mais de 40 atividades gratuitas para os equipamentos culturais da cidade neste final de semana – no sábado (5) e domingo (6), todas gratuitas. 25 equipamentos culturais, ao todo, entram nesse circuito, com maior predominância em atrações musicais e mais opções para a zona leste e centro de São Paulo. Além de programações culturais regulares acontecendo nos equipamentos da Secretaria, há ainda a agenda gratuita do Abril pra Dança e “CENTRÔ!”, simultaneamente, cujas datas e horários podem ser vistos clicando nos respectivos links; além de uma programação especial do do aniversário de inauguração da Casa de Cultura Guaianases.

A Lona Miss Jujuba fez sua estreia na Semana do Circo 2025 dentro do Teatro Flávio Império, evento realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa no final de março, e chega para ser um novo espaço cultural para a disseminação e consumo gratuito da linguagem circense. No sábado (5), as atrações “Rapsodia Negra Latin Dou” e “Se Desconcierta El Concierto” chegam ao público com números de equilibrismo e sincronia. A primeira, feita pela artista Caterina Stefanoff, tem mais de 15 anos de experiência e é conhecida por sua versatilidade na improvisação e no humor e por sua habilidade como palhaça, acrobata, equilibrista e orquestra feminina. Já o “Se Desconcierta El Concierto” é apresentado por uma dupla de palhaços que funde costumes argentinos e peruanos, com números de manipulação e música ao vivo.
 

Peças nos Centros Culturais e Teatros de rua da SMC

Também é estreia da peça “Vou Lá No Fundo”, no sábado (05/04), às 19h, no Centro Cultural da Juventude. A comédia aborda sobre os altos e baixos do amor, com sarcasmo e autocrítica. Após sua estreia, a peça seguirá em circulação por outros quatro espaços culturais, ampliando seu alcance e provocando novas reflexões no público, com mais informações em breve.

Contemplado pela 16ª edição do Prêmio Zé Renato de Teatro da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo, a forte peça “Há Mais Revolta do que vírus no Meu Sangue”, do coletivo Residência de Contágio, reúne artistas das mais variadas linguagens nas artes e mostra cenas curtas teatrais sobre os mais de 40 anos da epidemia do HIV/AIDS, ao mesmo tempo que propõe um exercício sobre as marcas sociais em torno da doença, fomentando diálogo sobre estas questões empestiados pelo preconceito e o estigma. Os artistas trazem ao palco cenas fictícias e autobiográficas no dia 5 de abril, às 20h, no Teatro Flávio Império.

Além de “Vou Lá no Fundo”, cinco peças chegam nos Teatros Municipais: “Mirar: Quando os Olhos se Levantam” no Cacilda Becker; “A Árvore Seca” no Alfredo Mesquita; “116 Gramas: Peças Para Emagrecer” no Arthur Azevedo; e “Mestiço Florilégio” e “Supernada Ep02” no Paulo Eiró.
 

15 shows musicais esperam o público nos equipamentos culturais

O fim de semana paulistano conta com muitas opções de shows espalhados por diferentes regiões da cidade – são 15 atividades, no geral. No sábado (05/04), às 16h, Luckeen se apresenta no Teatro Leopoldo Fróes, em Santo Amaro, trazendo uma fusão de ritmos brasileiros, seguido por Sandra Porto, às 19h, que retorna aos palcos com um show vibrante de sertanejo, country e música latina. No mesmo horário, na Vila Itororó, Mumu de Oliveira apresenta um espetáculo que mescla samba, jongo, capoeira e ijexá, exaltando a cultura negra brasileira. Já na Casa de Cultura São Rafael, às 18h, Roger Silper traz um show emocionante com reflexões sociais, enquanto Gavil, às 20h, aposta na mistura de trap, rap e R&B. Na Casa de Cultura M’Boi Mirim, o Grupo Estylo Certo leva ao público, às 17h, um show animado que harmoniza samba e pagode, seguido pelo projeto Samba Chic, às 18h, que busca renovar clássicos do gênero sem perder sua essência. Encerrando a programação, no domingo (06/04), às 11h, Erica Navarro sobe ao palco do Vila Itororó para uma performance intimista ao som do violoncelo.
 

Workshops de dança urbana e animação

Dois workshops chegam de forma gratuita aos munícipes, um no Centro Cultural Grajaú e outro na Casa de Cultura Itaim Paulista.

No sábado (05/04), o Centro Cultural Grajaú será palco do Fest Crew, evento dedicado à cultura urbana que combina workshops de danças como krump, hip hop, dancehall, breaking e house, com uma festa e batalhas de dança. Desde 2016, a SM Crew promove essa iniciativa, oferecendo à comunidade um espaço de aprendizado e troca com artistas da Zona Sul e arredores. Com oito horas de duração, o evento promete celebrar a diversidade e fortalecer a cena das danças urbanas na cidade.

Enquanto no domingo (06/04), às 14h, a Casa de Cultura Itaim Paulista recebe o workshop de animação com corte, colagem e massa de modelar ministrado por Janaina Mariano de Sobral, também conhecida como Jana No Hibi. Os participantes aprenderão sobre técnicas, enquadramentos e ângulos fotográficos, além de desenvolverem seus próprios curtas-metragens a partir de um rascunho de roteiro e escolha de materiais. Voltada para maiores de 14 anos, a oficina promete estimular a criatividade e proporcionar uma experiência prática no mundo da produção audiovisual.

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.

Crédito texto: Site Prefeitura de SP

Descubra mais no Youtube!