
O Sesc 24 de Maio recebe a exposição HIP-HOP 80’sp – São Paulo na Onda do Break, uma experiência sensorial que convida o público para uma jornada que devolve à cidade gestos, sons e imagens de uma geração que criou com poucos recursos e máxima potência. Sob curadoria coletiva e com mais de 3 mil peças reunidas de forma inédita, amostra reconstrói a revolução urbana que transformou inúmeros pontos da cidade em palcos de resistência, entre eles a estação São Bento, a Praça Roosevelt, e a famosa esquina da avenida 24 de Maio com a Dom José de Barros, onde está localizado o Sesc 24 de Maio, que sedia a exposição.
A exposição HIP-HOP 80’ sp tem idealização e curadoria compartilhada por vozes e testemunhas do movimento, como OSGEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay (DJ histórico dos Racionais MC’s),Thaíde, as pioneiras Sharylaine e Rose MC e o b-boy ALAM Beat. “Fizemos um recorte específico, um resgate histórico em prol da preservação da memória”, defende os curadores. “A ênfase está na importância de mostrar às novas gerações como a cultura do Hip-Hop surgiu e se enraizou em São Paulo”, completam.
As mais de 3 mil peças apresentadas são oriundas de coleções pessoais, como a do Nelson Triunfo, Billy, Pierre, Ricardinho e Renilson do grupo Electric Boogies, além de acervos históricos nacionais e internacionais, incluindo registros inéditos da fotógrafa Martha Cooper – que documentou o nascimento do Hip-Hop em Nova York.
SERVIÇO:
Exposição: HIP-HOP 80’sp– São Paulo na Onda do Break
Curadoria: OS GEMEOS, Rooneyoyo O Guardião, KL Jay, Thaíde, Sharylaine, ALAM Beat e Rose MC
Período expositivo: até 29 de março de 2026
Horário de funcionamento: terça a sábado, das 9h às 21h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Local: Sesc 24 de Maio – Rua 24 de Maio, 109 – República, São Paulo (SP)
Classificação Livre | Entrada gratuita
Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO