O Centro de São Paulo reúne uma programação diversa, com atividades culturais e de lazer gratuitas, todos os dias. A Prefeitura de São Paulo tem promovido diversas ações para ampliar as opções de agenda na região central.
Há programação cultural gratuita na Biblioteca Mário de Andrade, Centro Cultural Olido, Centro de Referência da Dança, Biblioteca Monteiro Lobato, Praça das Artes, Vila Itororó, Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade, Salas Spcine Olido e CCSP, além dos espaços históricos do Museu da Cidade (Solar da Marquesa de Santos, Casa da Imagem e Beco do Pinto).
A presença de equipamentos culturais, com programação gratuita e para todos os públicos, é um atrativo para atrair turistas e moradores de São Paulo para o centro da cidade, contribuindo para a economia local e para o potencial econômico e cultural da região.
No segmento de turismo há ainda o programa Vai de Roteiro, que oferece roteiros guiados gratuitos em diversos pontos da cidade. No caso do Centro, os roteiros programados são: Triângulo Histórico, Liberdade, Centro Novo, Mercado Municipal, Baixo Augusta e Bom Retiro.
Outra importante ação da Prefeitura de São Paulo para impulsionar a economia local e oferecer ainda mais atrações no Centro de São Paulo, é a concessão à iniciativa privada de dois espaços públicos emblemáticos da região: Vale do Anhangabaú e Terraço do Edifício Martinelli.
O Vale do Anhangabaú, por meio da concessão, tem realizado mais de 320 eventos mensais totalmente gratuitos. São oficinas, aulas, apresentações que englobam atividades para todas as faixas etárias, trazendo para a população educação, recreação, esportes e cultura. Abriga, ainda, grandes eventos como parte da requalificação do centro de São Paulo, como a Virada Cultural e a Virada Esportiva, com mais de mil atividades.