Prefeitura realiza o IV Festival Mário de Andrade com 40 editoras e coletivos de livros

Evento gratuito será promovido entre os dias 15 e 17 de novembro, tanto no prédio da Biblioteca Mário de Andrade quanto nas praças das Artes e Dom José Gaspar

Book in library with open textbook,education learning concept

A Prefeitura promove, entre os próximos dias 15 e 17, das 10h às 21h, o IV Festival Mário de Andrade. Sediado tanto no prédio da Biblioteca Mário de Andrade, quanto nas praças das Artes e Dom José Gaspar o evento, gratuito, conta com a presença de 40 editoras, grupos de autores e instituições destinadas à literatura que foram habilitadas via Edital de Chamamento publicado em julho pela Secretaria Municipal de Cultura.

Para melhor circulação do público e para comportar de modo adequado todas as tendas, a Avenida São Luís ficará interditada no sábado e no domingo, durante todo o festival.

A edição deste ano celebra os 100 anos do primeiro “Manifesto Surrealista”, de André Breton, que norteia toda a programação, composta por uma feira de livros, mesas de debate, rodas de conversa, espetáculos teatrais, shows e exposições, somando mais de cem atrações inteiramente gratuitas.

Um dos grandes objetivos da feira é dar mais visibilidade para as editoras menores. “A valorização da pluralidade editorial no festival se alinha a uma preocupação da própria Biblioteca na gestão do seu acervo, cujas novas aquisições sempre prezam pela bibliodiversidade”, afirma o diretor da Mário de Andrade, Jurandy Valença. “A feira de livros desta edição inova, em relação às anteriores, ao privilegiar editoras menos conhecidas do grande público, que não costumam ter condições de participar de eventos mais comerciais, mesmo com projetos editoriais de excelência, surpreendentes e inusitados”, destaca Valença.

O festival também pretende jogar luz sobre a participação das mulheres no surrealismo e explorar os desdobramentos do movimento no Brasil. O surrealismo inspira também o mobiliário desenvolvido para o festival e a cenografia — que colhe referências nas obras de Tarsila do Amaral e Leonora Carrington —, o novo número do Suplemento Pauliceia, publicação da Biblioteca dedicada a textos literários que será lançada e distribuída durante o Festival.

Sobre o evento

O Festival Mário de Andrade foi criado em 2019. É gratuito, aberto a todos os públicos e celebra a literatura, o livro e a leitura, estimulando o debate de ideias, a formação de leitores e a potência cultural de novas linguagens.

As editoras terão tendas disponibilizadas pela própria Prefeitura, destinadas para ocupação, exposição e/ou comercialização de seus trabalhos durante os dois últimos dias do evento.  Além da venda de livros, esses espaços também receberão uma programação paralela de bate-papos e sessões de autógrafo, a cargo das editoras. O conjunto de editoras selecionadas, em geral independentes e alternativas, chama a atenção pela diversidade.

O público da feira poderá conhecer projetos editoriais singulares e arrojados, dedicados a diversas áreas do conhecimento e abarcando vários gêneros, como prosa, poesia e não-ficção.

Confira as editoras habilitadas pelo Edital de Chamamento:

● Aletria

● Ars et Vita

● Bazar do Tempo/Carambaia/Cobogó

● Bebel Books

● Boitatá

● Borboleta Azul Ciclo Contínuo

● Coletivo Autoria Periféricas

● Cultura e Barbárie

● Editacuja Editora

● Editora ANANSE

● Editora Crocodilo

● Editora Gráfica Heliópolis

● Editora Kitembo

● Editora Malê

● Editora Nós

● Editora TantaTinta/Carlini e Caniato

● Editora Veneta

● Escritoras Asiáticas e Brasileiras

● FilocZar e Mo vi editora

● Garoupa Editora

● LiteraRua

● Literatura no Brasil/Escritor Sacolinha

● Mondru Editora

 n-1 edições

● Natalia Nolli Sasso/editora Libertária

● Pinard

● Pingue Pongue Educação

● Pulo do Gato

● Sobinfluência Edições

● Sowilo Editora

● Tenda de Livros

● Tinta da China Brasil/Quatro Cinco Um

Programação

Na mesa de abertura, a poeta Leila Ferraz, participante ativa do movimento surrealista em São Paulo, protagonizará um debate ao lado da poeta e pesquisadora Maria Lúcia Dal Farra, uma das referências no campo. As convidadas prestarão homenagem a dois grandes nomes da história do surrealismo brasileiro falecidos recentemente, Sérgio Lima (1944 – 2024) e Claudio Willer (1940-2023), debatendo suas obras e investigando as influências do surrealismo na literatura brasileira contemporânea.

O IV Festival Mário de Andrade contará mais uma vez com a presença de nomes de peso da cultura nacional, a serem divulgados em breve.

Nas últimas edições, o público assistiu a shows inesquecíveis de Tom Zé, Marina Lima e Letrux, além de bate-papos antológicos com Geovani Martins, Dudu Bertholini, Ferréz, Davi Kopenawa, entre tantos outros.

Serviço

IV Festival Mário de Andrade

Datas: 15, 16 e 17 de novembro de 2024

Horário: das 10h até 21h

Entrada gratuita

Locais

Biblioteca Pública Municipal Mário de Andrade – Rua da Consolação, 94 – República

Praça das Artes – Av. São João, 281 – Centro Histórico de São Paulo

Praça Dom José Gaspar – Pç Dom José Gaspar – República

Crédito texto: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!