Alta procura faz Prefeitura de São Paulo ampliar programa “Vai de Roteiro”, com foco na requalificação do Centro

Iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo triplicou o número de passeios desde 2022; quase metade das opções atuais concentra-se na região central da cidade

Devido à crescente demanda de turistas e moradores interessados em redescobrir a capital, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR), expandiu a oferta do programa Vai de Roteiro. O projeto, que oferece visitas guiadas gratuitas, mais que triplicou suas operações desde o lançamento para atender ao público, que já soma 55.107 pessoas. Atualmente, quase metade da programação tem como cenário o Centro da capital, facilitando o acesso da população e de visitantes aos patrimônios históricos e culturais do coração da cidade.  

Lançado em outubro de 2022, o programa contava com 9 opções de passeios. Atualmente, a SMTUR disponibiliza 32 roteiros guiados em 26 pontos turísticos diferentes. Para garantir a excelência no atendimento, o programa conta hoje com uma equipe de 51 guias de turismo, todos credenciados pelo CADASTUR, sistema do Ministério do Turismo.

Acompanhando o movimento de reocupação e valorização do Centro, o programa concentrou grande parte de sua expansão nessa região. Dos 32 roteiros em operação, 14 estão localizados na área central, incluindo destinos como o Triângulo Histórico, Luz, Bixiga, Bom Retiro e Mercado Municipal.

Na região denominada Triângulo SP, recorte especial do Centro Histórico, o passeio tem duração de duas horas e passa pelo Pateo do Collegio, Largo São Francisco, Edifício Martinelli, o Antigo Hotel Othon, onde hoje está a Secretaria Municipal da Fazenda, entre outras construções históricas.

A infraestrutura para receber estrangeiros também foi reforçada em roteiros com alto fluxo internacional, como Avenida Paulista, Centro Histórico e Liberdade, com o acompanhamento realizado por guias bilíngues. Já nos demais roteiros, o serviço em outros idiomas é oferecido conforme a demanda.

O serviço de guiamento é totalmente gratuito em todos os roteiros. Embora os custos de alimentação e ingressos de terceiros não estejam incluídos, a SMTUR negocia descontos exclusivos para os participantes.

Entre os benefícios estão 50% de desconto na entrada de atrativos como Zoológico de São Paulo e Jardim Botânico; Templo de Salomão; Neo Química Arena (Corinthians) e o Museu do Futebol. Em locais como Paraisópolis e no Polo de Ecoturismo de Parelheiros, os custos de visitação são negociados diretamente com a comunidade, gerando renda local.

Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!