Conhecido pelos vizinhos e comerciantes da região da Praça da República, Eduardo Paziam, virou o “Jardineiro da República” há alguns anos, quando começou a cuidar dos jardins de chuva instalados pela Prefeitura na esquina da Avenida Ipiranga com a Rua Basílio da Gama.
Morador do centro há mais de 20 anos e inspirado pela iniciativa, Pazi levou uma muda de Ipê que tinha em casa para o outro lado da calçada e plantou lá mesmo, e foi com esse carinho e cuidado pelo espaço público que começou o projeto “Pazipe” ou Paz e Ipê.
A dobradinha de sucesso entre sociedade e prefeitura é possível graças à vocação de pessoas como o Pazi e, também, porque o programa “Adote uma Praça” prevê essa parceria oficialmente. Depois dos dois jardins de chuva, alguns canteiros da região também ficaram aos cuidados do Pazipe.
O projeto tem como objetivo trazer espécies nativas da Mata Atlântica de volta para a região central, e dessa forma, permitir a permanência de pequenos insetos como borboleta e abelhas jataís, típicas do bioma.
Atualmente, o projeto cuida dos dois jardins de chuva e de outros cinco canteiros que se estendem pela Avenida São Luís, todos com apoio dos comerciantes locais, que não só incentivam o projeto como ajudam financeiramente a manter o espaço conservado.
E o nosso jardineiro não pretende parar por aí: o objetivo é criar pequenas florestas em todos os canteiros da Avenida São Luís, então fique ligado nas novidades quando passar por lá!
Jardim de Chuva
Implantados pela primeira vez em 2017, os Jardins de Chuva são uma solução baseada na natureza (SBN) que tem como objetivo trazer mais permeabilidade para a região onde é implantado.
São compostos por três camadas distintas: um poço de infiltração com cerca de um metro de profundidade, uma estrutura formada por rachões, brita, terra e composto orgânico, e por fim, as plantas e flores. Esses espaços verdes, inseridos no contexto urbano de São Paulo, não só auxiliam na drenagem das águas da chuva, mas também restauram a vegetação nativa e contribuem para o retorno da fauna local. Além disso, promovem a conservação, preservação e enriquecimento da biodiversidade, tendo um impacto direto na qualidade de vida dos moradores da cidade.
Adote uma Praça
Totalmente on-line, transparente e gratuito, o programa “Adote uma Praça” da Prefeitura de São Paulo é um sistema que incentiva munícipes e empresas a adotarem áreas verdes da cidade, desde um canteiro até uma praça.
Iniciado em 2017, o programa prevê serviços de zeladoria necessários para as áreas adotadas, que recebem manutenção e conservação como limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.
O programa requer que os interessados, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, possuem o direito de fixar uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.
Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO