Biblioteca Mário de Andrade inaugura Polo Gastronômico focado em comida afro-brasileira

O Kitanda Café, comandado pela chef, pesquisadora e autora, Priscila Novaes, fica no saguão da Biblioteca e traz em seu menu opções para café e pratos executivos

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias da Secretaria de Governo Municipal, dá continuidade ao programa Cultura +Gastronomia, inaugurando o terceiro pólo gastronômico em equipamentos culturais. Após a inauguração de restaurantes nos centros culturais Penha e Tendal da Lapa, ambos na zona leste, foi a vez do Centro Histórico paulista ser atendido pela iniciativa, dentro da centenária Biblioteca Mário de Andrade, na República. O pólo traz cardápios de comida afro-brasileira, atendendo todos os dias no saguão da biblioteca.

Inaugurado no último sábado (8), o Kitanda Café ocupa o saguão da Biblioteca Mário de Andrade, que integra o projeto Kitanda das Minas, da chef e autora do livro “Ajeum – O Sabor das Deusas”, Priscila Novaes. O restaurante, antigamente sediado na Casa PretaHub, oferece pratos afro-brasileiros, como acarajé, dadinho de tapioca e moqueca baiana, englobando a gastronomia brasileira e africana, pouco vista e estudada/disseminada. Inclusive, foi a partir dessa dificuldade de não enxergar as origens e o trato da culinária preta que incentivou Priscilla a pesquisar desde as baianas do acarajé, como as mulheres de tabuleiro e quitandeiras, para montar e oferecer seu cardápio afrodiaspórico, utilizando ingredientes orgânicos.

Cultura + Gastronomia

A iniciativa faz parte de um plano mais amplo que inclui a publicação do edital de licitação para a instalação de 29 pólos gastronômicos em 24 equipamentos culturais do município. A proposta prevê a concessão de espaços para operação e manutenção de restaurantes, cafés e lanchonetes, criando novas oportunidades para microempreendedores e impulsionando a geração de empregos. Este é o terceiro polo inaugurado: o primeiro foi no Centro Cultural Penha e o segundo aconteceu no Centro Cultural Tendal da Lapa.

Os termos de permissão de uso terão duração de 5 ou 10 anos e serão destinados a empresas e pessoas físicas regularizadas no âmbito fiscal e trabalhista, com experiência comprovada no setor gastronômico. O critério de seleção é a oferta do maior valor mensal de outorga à Prefeitura. O principal objetivo do projeto é garantir melhorias na experiência do público que frequenta teatros, centros culturais, museus e casas de cultura, tornando esses espaços mais atrativos e completos.

Serviço:

Polo Gastronômico na Biblioteca Mário de Andrade

Funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 20h | Sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h

Local: Biblioteca Mário de Andrade – Entrada pela Av. São Luís, 235.
Instagram do Polo: @kitandadasminas

‍Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!