Exposição “Do livro ao museu” está entre as melhores do ano e segue em cartaz na Mário de Andrade

Mostra que revisita obras modernistas das décadas de 1940 e 1950 concorre na principal feira de arte da América Latina

A mostra “Do livro ao museu” permanece em cartaz até 7 de dezembro na Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade. A exposição concorre na categoria Melhores Exposições do Ano da SP-Arte, principal feira de arte da América Latina. O público é convidado a revisitar obras modernistas das décadas de 1940 e 1950 e participar da votação pelo formulário.

Resultado da parceria entre a Biblioteca e o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a mostra apresenta um recorte do período de consolidação da arte moderna no país. As obras, criteriosamente selecionadas de livros incorporados ao acervo, ilustram a produção modernista presente na coleção da Mário de Andrade.

Entre os destaques estão exemplares raros, como Jazz, de Henri Matisse, e Cirque, de Fernand Léger, que aproximaram artistas e pesquisadores brasileiros do modernismo europeu. A curadoria é assinada por Cauê Alves e Pedro Nery.

A SP–Arte, realizada anualmente no Pavilhão da Bienal, selecionou 20 exposições que marcaram a cena das artes visuais em 2025. Na enquete, aberta até hoje (19 de novembro), o público pode escolher até três mostras. O resultado será divulgado no início de dezembro.

Sobre a Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade
A Hemeroteca da Biblioteca Mário de Andrade é dedicada à preservação e consulta de periódicos – jornais, revistas, almanaques e boletins institucionais. Inaugurada em dezembro de 2012, está instalada em um prédio anexo ao edifício-sede da Biblioteca, na Rua Doutor Bráulio Gomes, 139, reunindo em um só local uma das principais coleções públicas do gênero no Brasil, com cerca de 12 mil títulos que abrangem publicações do final do século XIX até os dias atuais.

Além da consulta ao acervo, a Hemeroteca abriga o TEIA Centro, espaço de trabalho colaborativo que oferece internet, salas de reunião, copa e cursos voltados ao empreendedorismo e à economia criativa, fortalecendo o papel da Biblioteca como lugar de encontro, experimentação e aprendizado.

Serviço:

Exposição: Do livro ao museu: MAM São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade

Local: Biblioteca Mário de Andrade (R. da Consolação, 94 – República, São Paulo – SP)

Curadoria: Cauê Alves e Pedro Nery

Período expositivo: 4 de outubro a 7 de dezembro de 2025

Crédito texto e imagem: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!