Conheça a história do edifício residencial mais conhecido da cidade de São Paulo, o Copan

O edifício, que conta com 1.160 apartamentos, possui uma "mini-cidade" em suas dependências está presente na logo do Todos Pelo Centro

Já pensou em morar em um prédio que é basicamente uma mini cidade? Pois é, o Edifício Copan, localizado no bairro da República, possui mercado, salão de beleza, floricultura, restaurantes, livrarias e, em breve, um cinema! Aqui, sair do prédio é opcional.

O local já foi retratado em livros, músicas, séries, filmes e documentários, mas você conhece a história deste icônico edifício e suas curvas?

Projetado por Oscar Niemeyer e com colaboração de Carlos Alberto Cerqueira Lemos, o prédio surgiu no período onde São Paulo crescia em uma velocidade exponencial, tanto em seus limites territoriais quanto verticalmente. Construído durante os anos de 1952 e 1966, o prédio deveria ter sido entregue em 1954 para o IV centenário da cidade, porém devido atrasos o prédio demorou uma década a mais para ser concluído.

O edifício é dividido em seis edificações que compõem o “S” curvado do Copan, chamados por letras de A a F que, juntos, somam 1.160 apartamentos. Cada bloco é como um ser independente que, juntos, criam as curvas que vemos da rua.

Niemeyer uma vez disse: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível…o que me atrai é uma curva livre e sensual”

A proposta do Copan era a seguinte: Ser uma cidade dentro da cidade. A ideia foi unir uma área residencial, comercial e de alguns serviços essenciais, todos em uma mesma edificação autônoma para todos os tipos de classe sociais, devido aos apartamentos de preços e tamanhos distintos que variam de quitinetes e apartamentos de alto nível com três dormitórios.

Os anos foram passando e, junto do centro, sofreu uma decadência devido a chegada de “novos centros” como o crescimento da avenida paulista e a chegada dos shoppings centers, porém, na década de 80 com a revitalização da área central, o Copan voltou ao seu esplendor original com a chegada de moradores de classe média e alta, que viam no edifico uma ótima localização e preços mais acessíveis.

Em 2012, teve seu reconhecimento ao ser transformado em patrimônio cultural da cidade de São Paulo, além de estar em diversas listas de prédios residenciais icônicos da arquitetura modernista.

Atualmente, o local é um ecossistema vivo com aproximadamente cinco mil moradores que, além dos visitantes, aproveitam os comércios e comodidades da parte terra do edifício, como a livraria megafauna e o bar da dona onça. Um marco da nossa cidade, você pode nunca ter entrado no Copan ou mesmo chegado perto dele, porém, suas curvas são tão únicas que todo morador de São Paulo sabe identificá-lo na hora.

Crédito imagem e texto: Site #TODOSPELOCENTRO

Descubra mais no Youtube!